Reprodução/freepik

Agregando valor ao cliente: Metodologia XP

5 minutos de leitura Escrito em 22 de Mar. de 2024 | Atualizado em 22 de Mar. de 2024

A Metodologia XP (Extremme Programming), consiste em uma abordagem para desenvolvimento de software, a qual fornece a criação de sistemas de excelente qualidade e interação com os clientes.


Criado na década de 90 por Kent Beck, Ward Cunningham e Ron Jeffries, este método funciona como resposta aos desafios encontrados nas técnicas tradicionais de desenvolvimento de software, que muitas vezes resultava em projetos atrasados, com orçamentos estourados e produtos incorretos.


Visto isso, o XP tem a finalidade de modernizar e oferecer formas ágeis de estabelecer comunicação, colaboração, objetividade e flexibilidade às mudanças nos requisitos do consumidor.


Dentre os princípios e benefícios do método em questão, tem-se:


Entrega eficiente de valor: Entrega contínua de um software funcional, permitindo que os clientes recebam valor e forneçam feedback para direcionar ajustes e personalizações.


Adaptação a Mudanças: Resposta precisa e flexível à alterações nas condições do cliente ou no ambiente de negócios.


Maior Satisfação do Cliente: Maior satisfação do cliente por um produto final que irá atender melhor às suas expectativas.


Redução de Riscos: A entrega incremental de software e o feedback contínuo ajudam a mitigar riscos associados ao desenvolvimento do produto ou serviço, permitindo que problemas sejam identificados e resolvidos precocemente.


Maior Produtividade: Abordagem focada em resultados e oferece práticas que aumentam a produtividade e desenvolvimento da equipe.


Comunicação Efetiva: Enfatiza a comunicação próxima entre os membros da equipe e os clientes, garantindo uma compreensão clara dos objetivos do projeto.


Embora o método XP abranja inúmeras qualidades, ele apresenta alguns desafios e limitações, tais como:


Complexidade de Implementação: Algumas equipes podem necessitar de grandes adaptações específicas e significativas o que nem sempre estará garantido, como exemplo, equipes inexperientes.


Custo de Treinamento: Treinamento e capacitação da equipe para que aprimorem e adotem práticas orientadas ao sucesso do serviço.


Ajuste Cultural: A XP pode não se alinhar com a cultura organizacional de todas as empresas, o que pode dificultar sua adoção e implementação eficaz.


Integração com Processos Organizacionais Existentes: Integração ligada com processos organizacionais existentes por conta culturas de trabalho rígidas ou hierárquicas, interrompendo a flexibilidade.


Um fato importante a destacar, é a comunicação eficaz como uma das principais responsáveis pela excelente funcionalidade do método. Ela certifica não só, a facilidade de compreensão durante o serviço, promovendo transparência, objetividade e simplicidade, mas também o alinhamento de expectativas, conduzindo uma boa gestão de relacionamento entre equipe e cliente ou tomadas de decisão conscientes.


O XP, também garante feedbacks contínuos e precisos a respeito da gestão, estratégia e andamento de todo o processo. Essa prática assegura ajustes mais rápidos em ciclos curtos e um alto padrão de qualidade e melhorias, a fim de que o produto atinja e supere as expectativas e necessidades do requisitante.


Diante de toda a análise e exposição, entende-se que os benefícios da metodologia resultam de uma comunicação eficaz, um acompanhamento durante o processo e revisão, elaboração e teste de técnicas, visando o foco e envolvimento do cliente na definição dos requisitos e principalmente estar sempre aberto a mudanças e ajustes no projeto, quando necessário.


Os planos para o futuro da metodologia XP, estão ligados a novos domínios de tecnologia, como realidade artificial e a tendência para maior ênfase em práticas de engenharia de software.


Ademais disso, a crescente inclusão, diversidade e o avanço da automação e o desenvolvimento de ferramentas, priorizam sua relevância contínua no futuro.