Reprodução Freepik

Inovação Digital: Brasil é líder em Inteligência Artificial na América Latina

3 minutos de leitura Escrito em 14 de Mar. de 2024 | Atualizado em 14 de Mar. de 2024

A presença da Inteligência Artificial no território brasileiro é multifacetada e descentralizada, considerando a média de 47% de aplicação nas empresas de todo o território, sendo assim, o país da América Latina que mais a utiliza.


Diante de mudanças no meio digital, o país vem apresentando uma preocupação em aprimorar a competitividade do mercado, ter foco no desenvolvimento econômico e investir em infraestrutura digital, o que favoreceu o rápido progresso no cenário tecnológico global.


Com uma economia emergente, a IA atribui ao Brasil inovação, ascensão econômica, avanço na transformação digital e aprimoramento de processos existentes, aumentando a geração de empregos no país e movimentando renda.


No mercado nacional, a inteligência artificial é aplicada em diversos setores:


Econômico: Detecção de fraudes, análise de crédito, atendimento ao cliente e personalização de serviços;


Segurança Pública: Reconhecimento facial, análise de vídeos e prevenção de crimes;


Indústria: Otimizar processos de produção e automatizar tarefas;


Comércio: Análise de vendas e dados e previsão de demandas.


Dentre as projeções da IA no Brasil, podemos esperar a contínua expansão dos setores econômicos, melhoria na prestação de serviços, além da evolução em pesquisa e análise de dados. Entretanto, deve-se obter uma estrutura e produção capacitada para que prevaleça o segmento de uma regulamentação ética e responsável.

No país, o futuro da tecnologia é altamente promissor, levando em conta 84% da utilização de dados pertencente apenas do território, (de acordo com o relatório de estudos IDC).


A diversidade de utilidades e os resultados rápidos e eficientes ao longo dos anos, fazem com que a ferramenta tecnológica em si demonstre um grande potencial de levar a nação a ser uma das mais poderosas, além de criar oportunidades vantajosas.